O que é câncer de pele?
O câncer de pele é uma doença que envolve o crescimento de células anormais nos tecidos da pele. Normalmente, à medida que as células da pele envelhecem e morrem, novas células se formam para substituí-las. Quando esse processo não funciona como deveria – como após a exposição à luz ultravioleta (UV) do sol – as células crescem mais rapidamente. Essas células podem ser não cancerosas (benignas), que não se espalham nem causam danos. Ou podem ser cancerígenos.
O câncer de pele pode se espalhar para tecidos próximos ou outras áreas do corpo se não for detectado precocemente. Felizmente, se o câncer de pele for identificado e tratado nos estágios iniciais, a maioria fica curada. Portanto, é importante conversar com seu médico se você acha que tem algum sinal de câncer de pele.
Tipos de câncer de pele
Existem três tipos principais de câncer de pele:
- Carcinoma basocelular , que se forma nas células basais na parte inferior da epiderme (a camada externa da pele).
- Carcinoma de células escamosas , que se forma nas células escamosas da camada externa da pele.
- Melanoma , que se forma em células chamadas melanócitos. Os melanócitos produzem melanina, um pigmento marrom que dá cor à pele e protege contra alguns dos raios ultravioleta prejudiciais do sol. Este é o tipo mais grave de câncer de pele porque pode se espalhar para outras áreas do corpo.
Outros tipos de câncer de pele incluem:
- Sarcoma de Kaposi .
- Carcinoma de células de Merkel .
- Carcinoma de glândula sebácea .
- Dermatofibrossarcoma protuberante .
Quão comum é o câncer de pele?
O câncer de pele é o câncer mais comum diagnosticado nos EUA. Na verdade, cerca de 1 em cada 5 pessoas desenvolve câncer de pele em algum momento da vida.
Sintomas e causas
O sinal de alerta mais comum de câncer de pele é uma alteração na pele – normalmente um novo crescimento ou uma alteração em um tumor ou verruga existente. Os sintomas do câncer de pele incluem:
- Uma nova toupeira. Ou uma verruga que muda de tamanho, forma ou cor, ou que sangra.
- Uma protuberância perolada ou cerosa no rosto, orelhas ou pescoço.
- Uma mancha ou protuberância plana, rosa/vermelha ou marrom.
- Áreas da pele que parecem cicatrizes.
- Feridas que parecem crostosas, apresentam uma depressão no meio ou sangram com frequência.
- Uma ferida ou ferida que não cicatriza, ou que cicatriza, mas volta novamente.
- Uma lesão áspera e escamosa que pode coçar, sangrar e formar crostas.
O que causa a condição?
A principal causa do câncer de pele é a exposição excessiva à luz solar , especialmente quando há queimaduras solares e bolhas. Os raios UV do sol danificam o DNA da pele, causando a formação de células anormais. Estas células anormais dividem-se rapidamente de forma desorganizada, formando uma massa de células cancerígenas.
Quais são os fatores de risco para câncer de pele?
Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, independentemente de raça ou sexo. Mas alguns grupos conseguem isso mais do que outros. Antes dos 50 anos, o câncer de pele é mais comum em mulheres. Depois dos 50 anos é mais comum em homens. E é cerca de 30 vezes mais comum em pessoas brancas não-hispânicas do que em pessoas negras não-hispânicas ou em pessoas de ascendência asiática/das ilhas do Pacífico. Infelizmente, o câncer de pele é frequentemente diagnosticado em estágios posteriores em pessoas com tons de pele mais escuros . Isso torna mais difícil o tratamento.
Embora qualquer pessoa possa desenvolver câncer de pele, você corre um risco maior se:
- Passe uma quantidade considerável de tempo trabalhando ou brincando ao sol.
- Queime-se facilmente ou tenha histórico de queimaduras solares .
- Viva em um clima ensolarado ou de alta altitude.
- Bronzeie-se ou use camas de bronzeamento .
- Possuir olhos claros, cabelos loiros ou ruivos e pele clara ou sardenta .
- Têm muitas pintas ou pintas de formato irregular.
- Tem ceratose actínica (crescimentos cutâneos pré-cancerosos que são manchas ásperas, escamosas, rosa-escuras a marrons).
- Ter histórico familiar de câncer de pele.
- Fiz um transplante de órgão.
- Tome medicamentos que suprimam ou enfraqueçam o sistema imunológico.
- Foram expostos à terapia com luz ultravioleta para tratar doenças de pele como eczema ou psoríase.
Diagnóstico e testes
Como o câncer de pele é diagnosticado?
Primeiro, um dermatologista pode perguntar se você notou alterações em alguma pinta, sarda ou outra mancha existente na pele, ou se notou algum novo crescimento na pele. Em seguida, eles examinarão toda a sua pele, incluindo couro cabeludo, orelhas, palmas das mãos, solas dos pés, entre os dedos dos pés, ao redor dos órgãos genitais e entre as nádegas.
Que testes serão feitos para diagnosticar o câncer de pele?
Se o seu médico suspeitar de câncer de pele, ele poderá realizar uma biópsia . Em uma biópsia, uma amostra de tecido é removida e enviada a um laboratório onde um patologista a examina ao microscópio. Seu dermatologista lhe dirá se sua lesão cutânea é câncer de pele, que tipo você tem e discutirá as opções de tratamento.
Quais são os estágios do câncer de pele?
Os estágios do câncer informam a quantidade de câncer em seu corpo. Os estágios do câncer de pele variam do estágio 0 ao estágio IV. Em geral, quanto maior o número, mais o cancro se espalhou e mais difícil é o seu tratamento. Mas o estadiamento do melanoma é diferente do câncer de pele não melanoma que começa nas células basais ou escamosas.
Estadiamento do melanoma
- Estágio 0 (melanoma in situ): O melanoma está apenas na camada superior da pele.
- Estágio I: O melanoma é de baixo risco e não há evidências de que tenha se espalhado. Geralmente é curável com cirurgia.
- Estágio II: Possui algumas características que indicam que há probabilidade de retorno (recorrência), mas não há evidências de propagação.
- Estágio III: O melanoma se espalhou para os gânglios linfáticos próximos ou para a pele próxima.
- Estágio IV: O melanoma se espalhou para gânglios linfáticos ou pele mais distantes, ou se espalhou para órgãos internos.
Estadiamento não melanoma
- Estágio 0: O câncer está apenas na camada superior da pele.
- Estágio I (1): O câncer está nas camadas superior e intermediária da pele.
- Estágio II (2): O câncer está nas camadas superior e intermediária da pele e se move para atingir os nervos ou as camadas mais profundas da pele.
- Estágio III (3): O câncer se espalhou além da pele até os gânglios linfáticos.
- Estágio IIIV (4): O câncer se espalhou para outras partes do corpo e órgãos como fígado, pulmões ou cérebro.
Como o câncer de pele é tratado?
O tratamento depende do estágio do câncer. Às vezes, apenas uma biópsia pode remover todo o tecido canceroso se ele for pequeno e limitado à superfície da pele. Outros tratamentos comuns contra o câncer de pele, usados isoladamente ou em combinação, incluem:
- Crioterapia: Seu dermatologista usa nitrogênio líquido para congelar o câncer de pele. As células mortas desaparecem após o tratamento.
- Cirurgia excisional: Seu dermatologista remove o tumor e parte da pele saudável ao redor para ter certeza de que todo o câncer desapareceu.
- Cirurgia de Mohs : Seu dermatologista remove apenas o tecido doente, salvando o máximo possível de tecido normal circundante. Os médicos usam isso para tratar cânceres de células basais e de células escamosas e, às vezes, outros cânceres de pele que se desenvolvem perto de áreas sensíveis ou cosmeticamente importantes, como pálpebras, orelhas, lábios, testa, couro cabeludo, dedos ou área genital.
- Curetagem e eletrodissecação: Seu dermatologista usa um instrumento com uma borda afiada e curva para remover células cancerígenas à medida que raspa o tumor. Em seguida, eles usam uma agulha elétrica para destruir quaisquer células cancerígenas remanescentes. Os provedores costumam usar isso para tratar cânceres de células basais e escamosas e tumores de pele pré-cancerosos.
- Quimioterapia: Seu dermatologista ou oncologista usa medicamentos para matar células cancerígenas. Os medicamentos anticâncer podem ser aplicados diretamente na pele (quimioterapia tópica), se limitados à camada superior da pele, ou fornecidos por meio de comprimidos ou via intravenosa, se o câncer tiver se espalhado para outras partes do corpo.
- Imunoterapia : Seu oncologista lhe dá medicamentos para treinar seu sistema imunológico para matar células cancerígenas.
- Radioterapia : Seu oncologista de radiação usa radiação (fortes feixes de energia) para matar as células cancerígenas ou impedir que cresçam e se dividam.
- Terapia fotodinâmica : Seu dermatologista reveste sua pele com medicamentos, que ativam com uma luz fluorescente azul ou vermelha. Esta terapia destrói células pré-cancerosas, deixando as células normais em paz.
Wow !
[…] Veja mais aqui! […]
[…] Diagnóstico: […]
The articles you write help me a lot and I like the topic
Thank you for your articles. They are very helpful to me. May I ask you a question?
Thank you for another informative website. Where else could I get that kind of information written in such a perfect way? I’ve a project that I’m just now working on, and I have been on the look out for such info.